Aprender a costurar à máquina é uma tarefa que pode nos dar muitas satisfações. É possível começar do zero se tivermos vontade e quisermos aprender uma técnica que nos permita realizar todos os tipos de projetos, mas para se tornar uma profissional do assunto é recomendado que faça um curso de corte e costura para que você possa aprender um passo a passo.

Confeccionar nossas próprias roupas e acessórios, fazer pequenos artesanatos, como almofadas com tecidos reciclados, é muito simples e com uma boa máquina de costura pode ser feita em apenas alguns minutos. A costura à máquina é uma das técnicas que nos permitirá preservar e criar peças maravilhosas, tomar nota dessas etapas e aprender a costurar com facilidade e rapidez.

Etapas para aprender a costurar à máquina

  1. Preparamos a máquina de costura . Hoje existem muitos modelos de máquinas de costura, dependendo do espaço e da utilidade, escolheremos o modelo que melhor se adequa aos nossos projetos. Conectamos a máquina e preparamos o pedal, nos familiarizamos com esses elementos.
  2. Colocamos a linha e temos a máquina para começar a costurar. Vamos praticar. Com um pedaço de pano, estamos testando os diferentes pontos, velocidade e forma. O domínio desta máquina é indispensável se queremos começar a criar nossos projetos.
  3. Baixe modelos para costurar online. Podemos imprimi-los e, com a máquina sem fio, podemos praticar, tentando seguir as linhas. O grande segredo da máquina de costura é fazê-la seguir o caminho que queremos marcar. Embora do lado de fora possa parecer simples, é um pouco mais complicado do que parece.
  4. Conhecer nossa máquina de costura é essencial para aprender. Como se fosse um carro, cada máquina tem poder, velocidade e uma maneira de traçar a estrada. A alavanca e os eixos que ela possui nos permitirão controlar essas etapas básicas.
  5. Coloque em prática todos os pontos disponíveis para a máquina. Dependendo do tipo de máquina, você pode ter mais, mas as básicas, a simples, em zigue-zague, a malha, a bainha cega ou o ponto da casa, são as que devemos colocar em prática para poder usá-las sempre que precisar.
  6. O ponto de retorno é aquele usado para iniciar e terminar um ponto , é aquele que consegue manter a costura firme e impedir que ela se desfaça. Dominar será uma das chaves para o sucesso em aprender a costurar à máquina.

A partir dessas etapas, podemos começar a praticar com a máquina de costura para criar obras de arte autênticas. Perde o medo de costurar à máquina, é uma técnica muito mais simples e mais útil do que você imagina.